Confinamento de gado: uma boa opção para o inverno.


Durante o inverno é comum que o pasto fique mais escasso ou até seque, reflexo da baixa umidade do ar aliada às baixas temperaturas.

Situação que pode causar sérios danos à produção, inclusive com prejuízos financeiros ao produtor. Para enfrentar as adversidades desse período, o ideal é apostar no confinamento de gado. 

A medida visa a concentração de grande número de animais em pequenas áreas com uma dieta específica, normalmente à base de milho, farelo de soja, sorgo, alimentos ricos em nutrientes que garantem mais qualidade na carne e rendimento da idade de abate.

Dicas de Confinamento
Alguns cuidados devem ser tomados antes de pensar em confinamento. 

O local deve ser estruturado em terrenos mais inclinados, para facilitar o escoamento da água, com condições para instalações de água e luz elétrica, galpões para estoque e currais.

É importante que o confinamento seja estruturado em local distante da residência, o que garante menos estresse para o gado e não gera insetos e mau cheiro para os moradores.

Os equipamentos também devem receber uma atenção especial. O ideal é planejar a compra de silos para armazenar e fazer a ração, sopradores e pulverizadores para higienização do ambiente, motosserras e roçadeiras para manter sempre o entorno do confinamento em condições perfeitas, trator, carreta e coxos, de preferência de concreto pela alta durabilidade e facilidade de limpeza. 

E se houver a possibilidade montar um escritório, com computador, mesa e telefone, para a gestão administrativa. 

Quando bem planejado e bem executado o confinamento garante bons resultados.

Comentários