Qual a melhor raça para gado de corte?


Pelo clima tropical existente no país, há diversas opções de raças para corte. Escolher uma raça que se adapte ao local da propriedade é fundamental para o desempenho do animal

A nelore é a mais produzida em todo o território nacional, com domínio de 85% do rebanho brasileiro. Rústica, ativa e dócil, tem características de gado forte e musculatura compacta. É considerada boa reprodutora pela precocidade sexual. As matrizes têm facilidade de parto e habilidade materna.

A guzerá é predominante no Nordeste, mas com presença também nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De pelagem que varia em tons de cinza, é de grande porte, resistente à seca e muito fértil.

Uma opção com boa habilidade materna é a gir, que pode gerar até 10 crias. Dócil, tem longos chifres retorcidos para baixo e a cor da pelagem varia entre vermelho e amarelo.

Escolher uma que se adapte ao local é fundamental para o bom desempenho do animal, desde o nascimento até o abate, além de responder às expectativas de mercado por uma carne de qualidade.

Comentários

Veja também

Como Alimentar Cães sem dentes?

VetBR realiza ação em celebração ao Ano do Cliente na Agrodez em Uberlândia.

VetBR realiza ação solidária em prol de entidades de Perdões