Qual a melhor raça para gado de corte?


Pelo clima tropical existente no país, há diversas opções de raças para corte. Escolher uma raça que se adapte ao local da propriedade é fundamental para o desempenho do animal

A nelore é a mais produzida em todo o território nacional, com domínio de 85% do rebanho brasileiro. Rústica, ativa e dócil, tem características de gado forte e musculatura compacta. É considerada boa reprodutora pela precocidade sexual. As matrizes têm facilidade de parto e habilidade materna.

A guzerá é predominante no Nordeste, mas com presença também nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De pelagem que varia em tons de cinza, é de grande porte, resistente à seca e muito fértil.

Uma opção com boa habilidade materna é a gir, que pode gerar até 10 crias. Dócil, tem longos chifres retorcidos para baixo e a cor da pelagem varia entre vermelho e amarelo.

Escolher uma que se adapte ao local é fundamental para o bom desempenho do animal, desde o nascimento até o abate, além de responder às expectativas de mercado por uma carne de qualidade.

Comentários

Veja também

Como Alimentar Cães sem dentes?

VetBR e Alfa Distribuidora fecham acordo comercial de distribuição de produtos veterinários

Brasil torna-se maior exportador mundial de carne