Equino: Marcha Batida e Marcha Picada


Marcha Batida e Marcha Picada são modalidades de andamentos com deslocamentos diferentes dos animais.

Principais Diferenças entre Marcha Batida e Marcha Picada.
Cruzamentos sucessivos entre diferente raças de equinos resultaram em várias modalidades de andamentos com deslocamentos diferenciados dos animais, intercalados entre apoios bipedais laterais, bipedais diagonais e tripedais. Tal movimentação é considerada na literatura espanhola como “passo” e na brasileira como “marcha”.

Ao contrário do trote, durante a marcha, os cavalos estão constantemente em contato com o chão, mantendo sempre dois ou três membros apoiados no solo. Essa característica promove uma diminuição do impacto e atrito durante sua locomoção, isto proporciona um conforto diferenciado durante a equitação ao cavaleiro. Quanto mais adequada for à distribuição dos tempos de apoios, mais confortável será o andamento.

Qual diferença da marcha batida e a marcha picada?
A marcha apresenta duas variedades: a marcha batida e a marcha picada e a principal diferença entre elas é o fato de ocorrerem em cima dos tempos em que o animal permanece em cada um dos apoios, dependendo da maior ou menor dissociação.

Marcha Batida
Na marcha batida, os apoios diagonais são bem maiores do que a dos apoios laterais e tríplices. Os dois últimos acontecem somente nos momentos de troca de apoios durante o deslocamento, ocorrendo em frações de segundos, sendo praticamente imperceptíveis.

Marcha Picada
Já na marcha picada, a ocorrência de apoios laterais e tríplices são maiores que na marcha batida. Desta forma, a permanência nos apoios laterais não ultrapassa os tempos de apoios diagonais. Ela tem a mesma sequência de apoios da batida, mas com uma maior dissociação, que ocasiona na diferença de permanência nos tempos de apoio.

Cuidados com a marcha do equino
Não importa qual seja a marcha, existe um problema muito comum causada pela dificuldade em casquear o cavalo e isto afeta diretamente seu desempenho e o bem-estar.

Essa condição é a claudicação, popularmente conhecida como manqueira.

Comentários