A Pecuária no Brasil


Em 2017 o rebanho bovino brasileiro era de 221,81 milhões de cabeças. O número de abates foi de 39,2 milhões de cabeças. Assim, o volume de carne produzida chegou a 9,71 milhões de toneladas equivalente carcaça (TEC).

Do total de carne produzida, 20% foi exportada e 80% abasteceu o mercado interno, garantindo um consumo de cerca de 37,5 quilos de carne bovina por habitante em 2017.

O ano de 2017 foi, sem dúvida, um período desafiador para a pecuária brasileira. O cenário político econômico do país seguiu instável e apresentando dificuldades de recuperação, ainda que o PIB tenha reagido e apresentado crescimento de 1%.

As exportações brasileiras de carne bovina encerraram o ano com uma receita de US$ 6,2 bilhões, crescimento de 13% em relação a 2016. Já em volume, os embarques somaram 1.533 mil toneladas, avanço de 9% ante o mesmo período do ano anterior.

Os números mostram a força do Brasil como o principal fornecedor de carne bovina para o mundo e revelam a capacidade da cadeia de reagir e aperfeiçoar seus modelos produtivos para atender as necessidades do mercado.

Comentários

Veja também

Como Alimentar Cães sem dentes?

VetBR e Alfa Distribuidora fecham acordo comercial de distribuição de produtos veterinários

Brasil torna-se maior exportador mundial de carne